quinta-feira, 30 de outubro de 2008

“Sinto Muito” - O livro de que se fala e bem

"Lobo Antunes é um apelido pesado, mas Nuno, o filho mais novo de uma família de ilustres conhecidos e peritos em medicina ou nas letras ou em todas as áreas onde trabalham, apresenta-se em nome próprio de coração aberto. Médico neuropediátrico, que todos os dias lida com as mais difíceis situações clínicas de crianças com cancro, Nuno Lobo Antunes revela-se aqui enquanto homem e um homem profundamente humano, de uma sensibilidade atroz. Antes de pegar no livro tive oportunidade de ver o autor na Grande Entrevista com Judite de Sousa e ouvi-lo também na Prova Oral, programa que Fernando Alvim conduz diariamente ao final do dia na Antena 3. Não escondo que na Grande Entrevista me emocionei profundamente com alguns testemunhos. Não escondo também que no programa mais ligeiro e bem humorado de Alvim, me surpreendeu a segurança e determinação deste médico que já percorreu o mundo e que conta histórias passadas em tantas paragens que nos é impossível não o admirarmos. Tive medo de não aguentar o livro. De desistir por não ter forças de conhecer estas realidades tão duras. Mas o livro é incrivelmente bonito. Na introdução, o autor tem dois momentos chave que permite vislumbrar que as palavras que se seguem merecem ser lidas. Admite que há pessoas que não compreendem como ele consegue ir trabalhar feliz e fazer aquilo que mais gosta, que é cuidar das crianças, embora com situações complicadíssimas. Mais do que isso: a dada altura Nuno Lobo Antunes diz, face ao pesado apelido que ostenta, “Eu não sou de ferro, mas de vidro”. De facto, o que mais me agrada neste livro que estou a ler e tenho a certeza não vou deixar uma linha de fora, é essa gentileza do Senhor Doutor em mostrar-se em nome próprio, como alguém que sofre quando não consegue salvar uma vida, como alguém que faz tudo o que pode e dá tudo o que tem. Espero sinceramente nunca me cruzar com ele nalgum corredor branco de hospital, mas garanto a quem passar por isso: quem escreve assim, de alma aberta, é pessoa de confiança. O livro tem edição da Verso da Kapa e vai já na 4ª edição.
Vale a pena ler e é por isso a recomendação de leitura do Vida Maravilha para esta semana."

Ana Raquel Oliveira - Vida Maravilha - Aqui

Sou jornalista, na área da cultura, e adoro todas as coisas boas que a vida tem para oferecer. Mais do que um blogue dedicado à cultura, aqui quero deixar o testemunho de experiências de que vale a pena falar e partilhar.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Abecedário dos Nomes

Olá !
Eu sou o Afonso.
Adoro computadores. Passo horas e horas sem fim a navegar na Internet... Querem saber mais sobre mim ?
Vou chamar a Caetana e ela diz- vos como...
Caetana?



Afonso?
Chamaste?
ahhh... queres que eu conte onde é que podem
ler-se verdadeiras histórias sem pés nem cabeça,
super divertidas?
Mas a Caetana, não conta...





Já que o Afonso e a Caetana, não contam,
a Madalena que sou eu,
gostava muito que todos lessem
as nossas histórias hilariantes e divertidas,
sobre meninos traquinas, inventores,
arquitectos ou sempre do contra e de
meninas sonhadoras, gulosas
faladoras e bailarinas...


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

5.ª Edição - SINTO MUITO


Pela 4.ª semana consecutiva,
Sinto Muito
de
Nuno Lobo Antunes,

continua na preferência dos portugueses.

3.º Lugar - Bertrand
4.º Lugar - Fnac
4.º Lugar - Bulhosa



terça-feira, 21 de outubro de 2008

Minuto a Minuto...


Amanhã pelas 11h00, não deixe de ouvir o Dr. Nuno Lobo Antunes, no programa do RCP, Minuto a Minuto, com Nuno Domingues.


Opiniões e Sentires - I I


Mimos e Cócegas
""Sinto muito" é sobre o sofrimento em geral, sobre a dor, seguida de perda, seguida de dor. Entristece o coração, mas recompensa-o grandemente, tornando-o mais leve e melhor. Nuno Lobo Antunes pretende, com bom propósito e bons resultados, deixar que o seu coração se pronuncie, que se liberte a sua voz, que seja conhecida a sua humanidade. E, na verdade, a alma fala. "
Recebi esta sugestão da minha amiga Cleo. Obrigada amiga e irei imitar-te e lê-lo brevemente já que me parece muito interessante".
Aqui.

projecto_pensar
"Sinto Muito...
Ontem vi na RTP 1 uma reportagem/entrevista que me fez pensar ... na minha humanidade, ou seja em mim como ser humano e em mim como ser crente. Foi uma lição!
A entrevista foi com o médico Nuno Lobo Antunes. Que com uma imensa serenidade colocou a sua transparência como ser humano (médico, agnóstico = PESSOA). O mote da entrevista foi a apresentação do seu livro, Sinto Muito.
«Há no médico o desejo de ser santo, de ser maior. Mas na sua memória transporta, como um fardo, olhares, sons, cheiros e tudo o que o lembra de ser menor e imperfeito. Este é um livro de confissões. Uma peregrinação interior em que a bailarina torce o pé, o saltador derruba a barra, o arquitecto se senta debaixo da abóbada, e no fim, ela desaba. O médico e o seu doente são um só, face dupla da mesma moeda. O médico provoca o Criador, não lhe vai na finta, evita o engodo. Mas no cais despede-se, e pede perdão por não ter sido parceiro para tal desafio.»
Do prefácio de António Damásio".
Aqui.

Life...
"Today this post is not so much about sports but more about life.
While I am
sick and without the large loads of medical books to study, I started to read some more things not so scientific. Today I read one of the best books lately. Its is called "Sinto muito" ("I'm sorry", translated) and is from one of the best Portuguese neurologists, Nuno Lobo Antunes, specialized in pediatric neurooncology. It's about the incapacity of a doctor in this sensible area and the daily though moments in an area where the prognostics are so reserved. I simply loved the book." Aqui.

Pikitita
Sinto Muito - Nuno Lobo Antunes
"Este é um livro de confissões.
Uma peregrinação interior em que a bailarina torce o pé,
o saltador derruba a barra,
o arquitecto se senta debaixo da abóbada, e no fim, ela desaba.
O médico e o seu doente são um só, face dupla da mesma moeda.
O médico provoca o Criador, não lhe vai na finta, evita o engodo.
Mas no cais despede-se,
e pede perdão,
por não ter sido parceiro para tal desafio."
Aqui.

Portal de Turismo
Sinto Muito
""Sinto muito" é sobre o sofrimento em geral, sobre a dor, seguida de perda, seguida de dor. Entristece o coração, mas recompensa-o grandemente, tornando-o mais leve e melhor.Nuno Lobo Antunes pretende, com bom propósito e bons resultados, deixar que o seu coração se pronuncie, que se liberte a sua voz, que seja conhecida a sua humanidade. E, na verdade, a alma fala.Há no médico o desejo de ser santo, de ser maior. Mas na sua memória transporta, como um fardo, olhares, sons, cheiros e tudo o que o lembra de ser menor e imperfeito.Este é um livro de confissões. Uma peregrinação interior em que a bailarina torce o pé, o saltador derruba a barra, o arquitecto se senta debaixo da abóbada, e no fim, ela desaba.O médico e o seu doente são um só, face dupla da mesma moeda. O médico provoca o Criador, não lhe vai na finta, evita o engodo. Mas no cais despede-se, e pede perdão por não ter sido parceiro para tal desafio." Aqui.

Centro Recreativo e Cultural QL
Sinto Muito - Um Livro a não perder
"Excertos retirados do prefácio de António Damásio.SINTO MUITO é sobre o sofrimento em geral, sobre a dor, seguida de perda, seguida de dor. Entristece o coração, mas recompensa-o grandemente, tornando-o mais leve e melhor.Nuno Lobo Antunes pretende, com bom propósito e bons resultados, deixar que o seu coração se pronuncie, que se liberte a sua voz, que seja conhecida a sua humanidade. E, na verdade, a alma fala.SinopseHá no médico o desejo de ser santo, de ser maior. Mas na sua memória transporta, como um fardo, olhares, sons, cheiros e tudo o que o lembra de ser menor e imperfeito.Este é um livro de confissões. Uma peregrinação interior em que a bailarina torce o pé, o saltador derruba a barra, o arquitecto se senta debaixo da abóbada, e no fim, ela desaba.O médico e o seu doente são um só, face dupla da mesma moeda. O médico provoca o Criador, não lhe vai na finta, evita o engodo. Mas no cais despede-se, e pede perdão por não ter sido parceiro para tal desafio.»" Aqui.

Nuno Lobo Antunes - foi à "PROVA ORAL"



"Alguns" comentários, feitos pelos ouvintes da PROVA ORAL:
The Dark Angel
2008-10-20 18:20:50
Parabéns
Olá a todos. Boa tarde. Queria apenas aproveitar para felicitar o vosso programa. Excelente companhia no caminho do emprego para casa, sempre com excelentes temas e convidados espectaculares. Quanto ao convidado de hoje, não conheço pessoalmente, mas não quero por isso deixar de o felicitar. Pelo que percebi, é um excelente livro.

Sandra
2008-10-20 16:29:04
O que sente Nuno Lobo Antunes
Olá a todos. Aproveito para felicitar o vosso programa que me acompanha todos os dias no caminho de casa e por vezes na altura em que faço o jantar.Em relação ao vosso convidado de hoje, queria felicita-lo pelo seu trabalho e pela sua mensagem, a sua partilha de experiencias tem ajudado muita gente. Espero que continue a faze-lo. A todos os mais sinceros cumprimentos.

Hélder
2008-10-20 19:47:04
É verdade, mas...
Olá, parabens pelo programa espectacular, que alia os temas importantes, ao bom humor.Concordo com o Doutor Lobo Antunes que diz que deve dizer sempre a verdade aos seus dorntes, contudo, quando eu tinha 9 anos, ouve um médico que, muito honestamente, respondeu aos meus pais, que lhe haviam feito uma pergunta sobre mim, na minha presença, que se eu não fizesse um tratamento rigoroso a um problema respiratório, poderia MORRER, eu, com 9 anos, ao ouvir aquilo...podem imaginar!Não fiz qualquer tratamento rigoroso, nunca mais fui àquele médico...tenho 33 anos.É preciso medir as palavras, não vá um paciente morrer de susto...

Gilberto
2008-10-20 19:43:35
A pior noticia...
Boa noite Alvim, Relativamente a doenças em que a cura é muito dificil, o que é que o Dr. Lobo Antunes tem a dizer sobre a eutanasia?Um abraça Alvim, Grande programa

Joaquim Leça
2008-10-20 19:33:56
É verdade, sim senhor!!!
Boa noite, Alvim e Cátia!O Dr. Nuno Lobo Antunes acabou de referir um aspecto importantíssimo que acontece comigo também. Quando vou a uma consulta médica, deixo sempre, a(s) pergunta(s) mais pertinentes para o fim.Permitam-me também extrapolar esta situação muito bem descrita pelo vosso convidado, na minha actividade profissional. Sou Engenheiro Agrícola aqui na Madeira e no meu contacto com os agricultores, quase sempre as perguntas mais importantes colocadas por eles, surgem no fim.

Arcebispo de Cantuária
2008-10-20 19:14:26
CADIN
Alvim,Seria de toda a justiça que o Dr. Lobo Antunes falasse um pouco do projecto e trabalho que é desenvolvido no CADIN.(podes confidenciar ao Dr. que o Arcebispo é marido da Sofia Quintas :-) - ela vai ficar furiosa comigo.

Maria
2008-10-20 19:49:30
SINTO MUITO...
Caro Doutor...Sinto Muito é o que sente quando perde um doente, um amigo ou é o facto de SENTIR MUITO, nada mais poder fazer pelo doente?Parabens pela sua sensibilidade.

CP
2008-10-20 19:50:38
O lado Humano do Médico
Antes de mais parabéns pelo programa.Gostaria de dar os parabéns ao Dr. Nuno lobo Antunes pelo livro que escreveu, e acima de tudo pelo lado humano que demonstra. Vi a entrevista do Dr Lobo Antunes na RTP, e fiquei bastante sensibilizado pela maneira como o Dr. se referia aos seus doentes e aos casos que relatava, não sei se vou ser capaz de ler o livro, porque tenho 2 filhas e todos nós temos o medo, ainda que interior, que alguma vez nos aconteça a nós.Fugindo um pouco ao tema, e sabendo que o Dr. lobo Antunes esteve nos EUA bastantes anos gostava de saber qual a opinião que o Dr Lobo Antunes tem em relação aos sistemas de saude usados em portugal e nos EUA. Qual o melhor para o utente? Em Portugal seria aplicável o do EUA? Parabéns a todos também pelo bom gosto demonstrado em termos clubisticosAbraços.CP
Oiça Aqui, a entrevista.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Opiniões e Sentires


Putos Lindos
"Grande Entrevista na RTP
DESLUMBRADA!Foi como fiquei, ontem, depois de ouvir o Dr. Nuno Lobo Antunes, um neuropediatra, a falar com Judite Sousa, sobre o seu recente livro "Sinto Muito" e sobre a sua carreira e as suas experiências."
Aqui.

À Beira Lethes
"Eu gosto de ler Contos: textos curtos, espoados do supérfluo e com movimento ascendente desde a primeira frase.Iniciei-me com Torga e deliciei-me com Mia Couto e António Lobo Antunes (Crónicas).Neste livro - "Sinto Muito", Nuno Lobo Antunes conta-nos as fragilidades da vida humana e da arte médica na óptica de um Neuro-Pediatra." Aqui.

Educação Especial
"Sinto Muito, Nuno Lobo Antunes
Excerto da obra«Há no médico o desejo de ser santo, de ser maior. Mas na sua memória transporta, como um fardo, olhares, sons, cheiros e tudo o que o lembra de ser menor e imperfeito. Este é um livro de confissões. Uma peregrinação interior em que a bailarina torce o pé, o saltador derruba a barra, o arquitecto se senta debaixo da abóbada, e no fim, ela desaba. O médico e o seu doente são um só, face dupla da mesma moeda. O médico provoca o Criador, não lhe vai na finta, evita o engodo. Mas no cais despede-se, e pede perdão por não ter sido parceiro para tal desafio.» Do prefácio de António Damásio." Aqui

Mar de Silêncio
"Sinto Muito
A vida é tempo entre parêntesis. Alma a nu, sentimento despido de pudor. O amor como razão de ser e de viver…”
É um livro de confissões/memórias de um neuro oncologista pediátrico e hoje neurologista sobre doenças de deficit de atenção. Uma reflexão sentida sobre aquilo porque muitas pessoas têm que passar ao longo da vida ou já no fim dela.Sinto Muito é sobre o sofrimento em geral, sobre a dor, seguida de perda, seguida de dor. Entristece o coração, mas recompensa-o grandemente, tornando-o mais leve e melhor.Nuno Lobo Antunes pretende, com bom propósito e bons resultados, deixar que o seu coração se pronuncie, que se liberte a sua voz, que seja conhecida a sua humanidade. E, na verdade, a alma fala.
Ainda não li este livro, será o próximo da minha biblioteca e mesmo sem ter ainda uma opinião formada, depois de ouvir uma entrevista com o Dr. Nuno Lobo Antunes, tenho a certeza que é um livro que todos deviam ler."
Aqui.

restarded chron...
"do sinto muito...
...ontem devorei mais umas quantas páginas da minha última aquisição literária... Em jeito de confissão/desbafo, vamos percorrendo avidamente aquelas palavras que se multiplicam em meras duas páginas... Não meros, sãoos relatos, umas vezes profundamente tocantes, outras, com o humor recheado de pertinência. Hoje, é cedo. Ainda nem as sete vingaram no relógio e tenho esta necessidade de escrever... Possivelmente vou chegar atrasada, mas, acredito, que tantos de nós andam atrasados para a vida. Isto que não soe a sentimentalismo barato ou gratuito. Antes, a confissão de alguém a quem a revolta por vezes se expressa assim. Aqui.Várias foram as minhas idas ao IPO de Lisboa. E digo-vos, que lá os arco-íris são tão pouco ou nada coloridos, que as tezes de muitas faces se misturam entre o esverdeado e amarelado. Pior, quando essas faces nos olham, para nós e EM nós, naqueles corredores que ecoam os desabafos que eles dão em jeito de gargalhada, com os olhos onde o brilho e a ingenuidade não se desvaneceram. Onde o brilho não se apagou para dar lugar ao sentido e lição que, tantas vezes, eles nos dão. Eles, elas, as crianças, os jovens. Cobardia ou não, pisei uma só vez a ala da oncologia infantil. A minha alma tremeu, como tremem eles, em silêncio, mas com vontade de quererem vencer. Muitas vezes vencem. outras vezes, não... E é isto que dói, revolta, e ecoa sempre, porquê? A visão que tive nesse dia, intante, não mais se desvaneceu da minha mente. Ainda demasiado traumatizante para me superar, e ir lá de novo. Sou fraca, nisto. Não consigo compreender e aceitar a injustiça divina [e pergunto-me, nestes momentos, há MESMO alguém lá em cima a comandar por aqui as coisas?nesses momentos, acredito que não. Mesmo.] e ceifar aos meses e poucos anos de vida a vida pujante que se espera sempre que os novos seres tenham diante dos seus espíritos.Auguro que mais lágrimas me irão esocorrer compulsiva mas profundamente, nas restantes páginas que tenho pela frente. Não é fácil, o livro. Também não são fáceis as histórias que o Nuno lá relata. Não me admira que ele tenha dito que no final de escrever cada uma dessas histórias, tenha sentido a pressão e peso a desvanecerem-se sob forma de lágrimas. Mais uma vez, bravo Nuno Lobo Antunes, pela extrema despretensão e sensibilidade.Fiquem em pazAté uma próxima" Aqui.

O que sente NUNO LOBO ANTUNES

Hoje, a conversa será com Nuno Lobo Antunes, a propósito do seu livro Sinto Muito (edição Verso da Kapa). A sinopse:
«É um livro de confissões/memórias de um neuro oncologista pediátrico e hoje neurologista sobre doenças de deficit de atenção. Uma reflexão sentida sobre aquilo porque muitas pessoas têm que passar ao longo da vida ou já no fim dela. Sinto Muito é sobre o sofrimento em geral, sobre a dor, seguida de perda, seguida de dor. Entristece o coração, mas recompensa-o grandemente, tornando-o mais leve e melhor. Nuno Lobo Antunes pretende, com bom propósito e bons resultados, deixar que o seu coração se pronuncie, que se liberte a sua voz, que seja conhecida a sua humanidade. E, na verdade, a alma fala.»
No prefácio, António Damásio escreve: «Há no médico o desejo de ser santo, de ser maior. Mas na sua memória transporta, como um fardo, olhares, sons, cheiros e tudo o que o lembra de ser menor e imperfeito. Este é um livro de confissões. Uma peregrinação interior em que a bailarina torce o pé, o saltador derruba a barra, o arquitecto se senta debaixo da abóbada, e no fim, ela desaba. O médico e o seu doente são um só, face dupla da mesma moeda. O médico provoca o Criador, não lhe vai na finta, evita o engodo. Mas no cais despede-se, e pede perdão por não ter sido parceiro para tal desafio.»
Não sendo nenhum de nós imortal, imune, este é um assunto que, como costuma dizer-se, toca a todos.
Perguntas, comentários e partilha de experiências para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.
Aqui - Antena 3

sábado, 18 de outubro de 2008

"Thank You Doctor"

"QUANDO aceitei colaborar na campanha de prevenção do cancro da mama que decorre no mês de Outubro, fi-lo por dever cívico. Mas sobretudo porque sou mulher e este flagelo atinge anualmente cerca de cinco mil mulheres em Portugal e 1,3 milhões de mulheres no mundo.

A cura do cancro da mama tem uma elevada taxa de sucesso se o diagnóstico for feito atempadamente. No entanto, o medo ainda domina as pessoas, daí que a divulgação seja fundamental para incentivar a mulher a cuidar de si, a consultar o médico, a fazer o que for necessário para uma prevenção eficaz.

SÓ quem já esteve gravemente doente é que conhece a solidão vivida na incerteza em cada gesto, nos corredores de hospital, na espera para as consultas, na impaciência enquanto se aguarda o resultado dos exames, no sofrimento de se saber em perigo de vida e pensar como irão ficar por cá aqueles que amamos, quando partirmos. Quando sangramos, ninguém sangra connosco. A família apoia, os amigos ajudam, médicos, enfermeiros e técnicos de saúde trabalham, mas a dor é de quem a sente.
EM SINTO MUITO, livro de Nuno Lobo Antunes, tropecei num texto em que o médico dá a mão a uma paciente que sofre de um cancro da mama em fase terminal. Se o gene de escritor existe, então também corre nas veias do neuropediatra quando lemos Thank you Doctor, uma viagem ao interior do coração de um médico que sofre a dor com os seus pacientes. «Nessa mão vi o resumo de mulher. Olhos de azul esbatido, vida com princípio, meio e fim. Fim que antevia, e que com ela partilhava, e no silêncio do olhar, confessei que a achava linda, que não importava idade, ou um fragmento a menos da sua carne. Quis que entendesse a beleza de que era feita, e que se porventura houvesse mais vida, decerto lhe pertencia, porque era de justiça que fosse dona do mundo, e não morresse nunca, e não lhe faltassem bocados, e não fosse ruína ou capela imperfeita».

NÃO é fácil combinar objectividade clínica com sensibilidade artística. Este e outros textos do livro, que remetem tantas vezes para a morte e que revelam uma sensibilidade extraordinária, fazem-nos pensar no valor incalculável da vida, na sorte em que temos de estar aqui e agora, eu a escrever, os meus leitores de jornal na mão, num fim de semana banhado de sol e de luz.

A CAMPANHA de prevenção do cancro da mama serve para isso mesmo, para nos agarrarmos à vida; para cuidarmos de nós para que possamos cuidar daqueles que amamos e que dependem do nosso amor.
«Se porventura houvesse mais vida, decerto lhe pertencia, porque era da justiça que fosse dona do mundo e não morresse nunca». Esta frase ficou a dançar na minha imaginação como um hino à mulher.
Num país em que ainda há maridos que proíbem as mulheres de se submeterem ao exame da mamografia, deixo um apelo a todos os homens: ajudem as vossas mulheres, acompanhem-nas ao médico, estejam do lado delas para o que der e vier.NÓS não somos super mulheres só porque conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nas horas mais difíceis, todas precisamos de alguém que nos dê a mão."

Dar a Mão - Margarida Rebelo Pinto - 18.10 Aqui

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Library Thing


Nuno Lobo Antunes na Library Thing.

O que é a Library Thing ? É um sistema de catálogo e um site de rede social para amantes de livros.

Leia o Livro e deixe a sua opinião!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Nuno Lobo Antunes abre o livro dos seus afectos com o apoio da família

“Neste livro há um Nuno completo: o médico, o marido, o pai...”

É um homem da medicina, mas Nuno Lobo Antunes é igualmente um apaixonado pela escrita. Com uma vida cheia de experiências únicas, o neuropediatra reuniu no livro Sinto Muito testemunhos de momentos que fizeram dele a pessoa que é hoje. Nesta compilação de histórias, Nuno, casado com a jornalista Felipa Garnel, revela ser um homem de afectos e um profundo humanista. Fala sem pudores da dor, da perda, do amor e da cumplicidade que vai construindo com aqueles com quem se cruza no dia-a-dia. É sem reservas que o médico admite que muito do que é e do que sente está exposto neste livro: “É um testemunho muito sentido e genuíno e que me continua a tocar sempre que o leio. São histórias da vida real, que relato de coração aberto e que falam do melhor que a Humanidade tem para oferecer, a coragem e o amor. Neste livro há um Nuno completo, o médico, o marido, o pai... Aliás, este livro é dedicado à minha mulher e tem referências expressas às minhas filhas.” No dia em que apresentou o livro, no El Corte Inglés, o médico recebeu o apoio da família e dos amigos, que mostraram uma profunda admiração pelo seu carácter.


Redacção CARAS - 13 Out 2008

SINTO MUITO - 2º Lugar - TOP FNAC

Click na Imagem, pf

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Grande Entrevista


Veja AQUI a Grande Entrevista,
do Dr. Nuno Lobo Antunes
que nos fala da vida, da dor, do sofrimento, da morte
e da relação médico doente.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Nuno Lobo Antunes - RTP1

Dia 9 de Outubro - 21h00
O neuropediatra, Nuno Lobo Antunes, vem à Grande Entrevista partilhar a sua experiência de médico na assistência a crianças vítimas de cancro.
É ainda uma doença invencível.
O cancro mata em todas as idades... adultos e crianças.
Como é que se lida com a dor e com a esperança?
Como é que se lida com o sofrimento das famílias?
Como é que se lida com a notícia da morte?

Um testemunho que não deve perder... e que O levam a querer ler cada página do livro recentemente editado pela Verso de Kapa " SINTO MUITO "



sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Herman esgota livro de anedotas

Herman esgota livro de anedotasO humor de Herman José continua em alta. O apresentador da "Roda da Sorte" lançou esta semana um livro de anedotas que antes mesmo de chegar às livrarias já estava esgotado. Coube à editora Verso da Kapa apressar-se para imprimir uma 2ª edição de mais 10 mil exemplares. SapoFama conversou com o humorista.

Herman esgota livro de anedotasSão 136 páginas de anedotas. Quanto tempo levou para compilar todo esse material?
Foi um desafio que aceitei fazer há quase 22 anos! No fundo, estamos perante uma reedição de um trabalho intemporal e novo para toda uma geração.

O livro chama-se "As eternas anedotas do Herman". Espera que a sua obra seja um manual de humor das futuras gerações?
De maneira nenhuma. As anedotas são as "amebas" do humor. Organismos monocelulares nada ambiciosos, mas que estão na base da construção de muitos e bons textos de humor.

O livro ainda nem tinha chegado às livrarias e a primeira edição já estava esgotada. Acha que as pessoas estavam à espera desta obra?
Não me parece. Os livros de anedotas são como a Coca-Cola. Toda a gente consome e gosta, mas ninguém a guarda na garrafeira!

Acha que colabora para mudar a visão pessimista de Portugal?
Os portugueses são negativos só em território português. Assim que viajam são tomados por uma alegria de viver incontrolável. E como ler é viajar...

Diz no livro que escrever é "um exercício deliciosamente libertador". Quando escreve, do que se liberta?
O exercício libertador é escrever disparates. E para os ficar a conhecer basta comprar o livro.

Também ilustra o seu livro. Sente-se um artista completo com tantos talentos?
Não lhe chamaria um livro. Antes uma brincadeira em forma de livro.

Lançou livros de piadas e de receitas. Gostava de escrever num outro registo?
Esse hei-de escrevê-lo com tempo, assim que sentir que Portugal se transformou numa democracia plena.

(Entrevista de Vanessa Amaro)

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Sessão de Autógrafos - Bertrand Vasco da Gama


Herman José foi a presença especial, convidada para a inauguração da nova loja Bertrand - Vasco da Gama. Sempre bem disposto fez rir e sorrir todos os que quiseram levar para casa " AS ETERNAS ANEDOTAS HERMAN " com autografos personalizados.